Caraterização
A USF Alves Martins situa-se no coração da cidade de Viseu, iniciou funções a 29 de outubro de 2012 e evoluiu para modelo B no ano 2018. As suas instalações ficam no 5º andar do edifício MAS, localizado na Avenida Dr. António José de Almeida. Esta USF integra a ULS Viseu Dão Lafões.
No logotipo da USF, os elos representam os profissionais unidos em prol da saúde dos utentes. A cor amarelo-ouro do sol é a da alegria e da satisfação que se pretende alcançar. O nome Alves Martins faz louvor ao antigo Bispo de Viseu, uma ilustre figura desta cidade.
Missão
A USF tem por missão a prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita na área geográfica definida, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos mesmos.
Visão
Pretendemos ser uma USF de referência em termos de qualidade, eficiência, acessibilidade e excelência de cuidados prestados ao utente visando a sua satisfação e a dos profissionais, baseada nas boas práticas clínicas e formativas.
Valores
- Respeito
- Entreajuda
- Melhoria Continua
- Formação
- Dedicação
- Responsabilidade
Coordenador
- Maria Lucília Marques dos Santos
Conselho Técnico
- Maria Lucília Marques dos Santos (Drª)
- Manuela das Dores S. M. S. Pereira (Enfª)
- Sónia Alexandra Oliveira Martins (AT)

Área de Influência
A USF Alves Martins propõe-se a prestar cuidados de saúde de qualidade, definidos na Carteira Básica, ao indivíduo e à família da sua população alvo que abrange as freguesias de Abraveses, Campo, Orgens, Rio de Loba, S. Salvador e Repeses, União das Freguesias de Viseu, S. Cipriano e Vil de Souto.
Área Geográfica
O concelho de Viseu é um dos 24 municípios que compõem o distrito de Viseu, sendo constituído por 25 freguesias, 12 predominantemente urbanas e 13 predominantemente rurais, numa área de 507.12 km2. É habitado por 99.551 pessoas, das quais, 23,6% tem mais de 65 anos e 13,1% são crianças ou adolescentes , o que significa que por cada 100 jovens residem em Viseu 180 idosos (INE, 2021).
O concelho apresenta uma boa rede de estradas nacionais e, a nível urbano, a rede rodoviária é essencialmente assegurada pelos Serviços de Transportes Urbanos de Viseu, o que facilita a circulação entre as localidades.
População Inscrita
A USF Alves Martins visa prestar cuidados a cerca de 12,250 utentes. Atualmente a unidade conta com 11.670 utentes inscritos.

História

D. António Alves Martins
D. António Alves Martins (1808-1882), Bispo de Viseu, foi um clérigo e político liberal português do século XIX. A sua carreira política estendeu-se do reinado de D. Miguel até perto do fim do reinado de D. Luís. Neste intervalo e na sequência do prestígio que foi adquirindo como Deputado, Cónego, Enfermeiro-Mor de S. José, Bispo e Par do Reino, Alves Martins teve especial relevância no tempo da primeira grande crise na Regeneração (1867-1871), que pôs em causa o modelo político e económico proposto a partir da intervenção militar de Saldanha e do primeiro Ato Adicional à Carta em 1851-1852. O Bispo de Viseu foi, então, o homem forte de dois governos de Sá da Bandeira e de um de António José de Ávila. Ainda que pela opinião pública estivesse investido de um mandato politicamente reformista, o qual decorria do ambiente agitado de então, o programa que aplicou no governo baseou-se na pretensão de diminuir a despesa pública e a dependência do crédito e na reversão do déficit.