
Saúde Infantil
As crianças são o futuro! Desta forma a sua saúde deve ser acompanhada desde os primeiros anos de vida de modo a adotarem estilos de vida saudáveis e a prevenir possíveis doenças e acidentes que ocorrem enquanto crianças e na adolescência.
Gravidez

Avaliar o bem-estar da mãe e do bebé durante a gravidez e detetar precocemente fatores de risco é o grande intuito da vigilância durante o período pré-natal. A colaboração da futura mãe com os profissionais de saúde é também determinante, na medida em que esta poderá fornecer informação acerca da sua gravidez, comunicando ao seu médico eventuais queixas, desconfortos e mal-estar que possa sentir.
Planeamento familiar

O Planeamento Familiar representa uma componente fundamental na prestação de cuidados em Saúde Sexual e Reprodutiva e refere-se a um conjunto variado de serviços, medicamentos e produtos essenciais que possibilitam às pessoas, individuais e em casal, alcançar e planear o número de filhos desejados e o espaçamento dos nascimentos. A decisão de ter ou não filhos, assim como a escolha do momento para ter filhos, é um direito que assiste a todos os indivíduos e famílias.
Hipertensão arterial

A hipertensão arterial (HTA), conhecida popularmente como tensão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, avaliada com o esfignomanómetro (aparelho de avaliação da pressão arterial) ou tensiómetro tendo como principais causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o stress, o tabaco, entre outras causas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.
Diabetes Mellitus

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa sociedade, e a sua prevalência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos e todas as idades. Pessoas com estas patologias podem desenvolver com maior facilidade várias complicações em diversos órgãos do organismo, através de lesões nos vasos sanguíneos. Com um controlo rigoroso da glicemia, tensão arterial e lípidos é possível reduzir o risco de complicações e danos associados.
Ácido Úrico
O O ácido úrico presente no nosso organismo é proveniente não só dos alimentos como também resulta de processos químicos que ocorrem no nosso corpo. Normalmente o ácido úrico é eliminado do nosso organismo através da urina. Quando a concentração de ácido úrico no sangue é elevada este deposita-se nas articulações, tendões e rins, causando inflamações graves. As lesões nas articulações damos o nome de gota que se manifesta por dores agudas, principalmente nos membros inferiores (pés).
Hipocoagulados

O sangue é o líquido que flui pelo sistema circulatório entre os diversos órgãos transportando nutrientes, água e oxigénio, resíduos do metabolismo celular e diversas outras substâncias. A coagulação do sangue acontece por um conjunto de reações químicas complexas que envolve várias substâncias que fazem a conversão de fibrinogénio em fibrina. Uma dessas substâncias, os pro coagulantes, promovem a coagulação, já os anticoagulantes inibem a coagulação. Em situações normais o sangue contém mais anticoagulantes que pro coagulantes, pois é necessário que o sangue flua para chegar a cada parte do corpo.